O que vem mudando aqui

julho 9, 2019

Faz algum tempo desde que percebi que estava caindo no erro de acreditar que era minha a missão de salvar o mundo. Talvez você também tenha se deparado com a triste realidade na qual vivemos hoje, e vendo a esmagadora maioria da criação longe do Criador, pensou: o que é que posso fazer? Onde posso servir? Como posso resgatar uma por uma dessas almas perdidas? Eu também. É natural. Mas aí me recordo da frase de Santa Teresa de Calcutá, quando diz: “Quer fazer algo para promover a paz mundial? Vá para casa e ame a sua família”.

Ouso usar a frase de Madre Teresa para ir mais a fundo: a santidade não se consiste necessariamente em grandes obras, mas em grande amor. São os pequenos atos do dia a dia que, se feitos com amor, têm um impacto muito maior do que podemos imaginar. Às vezes, esse nosso desejo de sermos os heróis da humanidade vem de desordens interiores e reflexos da nossa vaidade, o que nos é sempre muito prejudicial. Precisamos, antes, curarmos a nós mesmos e ordenarmos o nosso coração, a nossa busca por virtudes, para que aí, sim, possamos fazer bem todas as coisas, começando pelas pequeninas.

Posso estar errada e peço perdão se estiver, mas acredito que de nada valem as nossas lutas humanas e o nosso conhecimento se não amarmos a Deus sobre todas as coisas. Se aprendemos a amar a Deus e nos empenhamos humildemente em caminhar em direção à perfeição, os nossos esforços para ajudar o mundo são muito mais efetivos, desde que não passemos por cima da vontade de Deus por causa daquilo que nós mesmos decidimos fazer “por Ele”. Muitos querem estar na frente dos holofotes, mas poucos querem doar as suas vidas sem nunca serem lembrados. É muito belo quando aceitamos a nossa vocação e somos a melhor versão de nós mesmos que podemos aqui na vida real, no desconhecido, por amor a Deus. Daí podemos fluir e mostrar a outras pessoas a beleza da vida em comunhão com Ele, pelos méritos de Jesus Cristo que é quem, pela Sua infinita bondade, nos resgatou e nos trouxe até aqui.

Assim como Santa Teresinha, eu também queria ter todas as vocações. Seria sacerdote, missionária, religiosa, mãe, mártir. Mas preciso me atentar às minhas vocações pessoais e me contentar com elas, que são os caminhos de santificação que o próprio Deus escolheu para mim. Ajudarei o mundo como puder, na proporção que der, após as minhas oraçõezinhas da noite; quando o meu esposo estiver descansando, os meus filhinhos na cama, a minha casa em ordem e os meus panos de prato estendidos no varal. No momento, claro, ainda não tenho essa realidade. Tenho, entretanto, o meu chamado artístico e a minha própria alma em construção para cuidar e estes demandam atenção. Se no meio tempo eu puder ser de alguma ajuda a outros, o serei com alegria.

Muitas pessoas parecem acreditar que, por eu apontar o caminho certo, necessariamente estou em estágio muito avançado de santidade – o que não é, nem de perto, verdade. Recebo, então, milhares de histórias e pedidos de conselhos, e me chocando com todas essas pessoas em necessidade, venho tentando ajudá-las uma a uma, tarefa da qual não sou capaz. Os sacerdotes, diretores espirituais, possuem a vocação, os dons, o conhecimento, a maturidade e a humildade necessárias para tais tarefas, mas eu não. Eu sou só uma moça de 21 anos tentando, também, vencer a mim mesma e ser melhor a cada dia, o que é um longo processo. Não posso tomar outras alminhas para cuidar, mas estas podem ser cuidadas e ouvir o que precisam de Deus, de sacerdotes e dos nossos mestres no céu, os sábios santos.

Algo que me incomoda na internet é que existe uma realidade na qual todos se obrigam a ter respostas para todas as perguntas, mesmo que não as tenham. Pelo medo do julgamento, as pessoas se protegem com um falso escudo de onisciência que não têm, e colocam sobre si mesmas a pressão de precisarem saber o que não sabem. Ou talvez pode ser que todo mundo saiba mesmo de tudo, mas o que eu posso afirmar com veracidade é que eu não sei de todas as coisas – na verdade, sei de muito pouco. Não tenho respostas para todas as perguntas porque também ainda estou aprendendo, e não tenho capacidade de dar conselhos porque não conheço a todos profundamente e não tenho os dons ou o conhecimento de um diretor espiritual. Por isso, espero que entendam que estamos todos no mesmo nível, mesmo que eu apareça aqui quando posso para compartilhar algo novo que venho aprendendo ou refletindo com vocês.

Quero agora poder dedicar mais do meu tempo às coisas que amo e que são traduções da minha oração: o meu chamado artístico, a minha escrita, os meus vídeos, a divulgação da decência e da elegância, da beleza da vida e da criação… tantas outras coisas simples à altura da minha pequena alma, e que espero que possa vir a ajudar outros também. Me sinto feliz e animada para essa próxima fase! Quero ser fiel a mim mesma e ao que Deus tem para mim, e preciso descobrir nEle onde é que Ele me quer e onde poderei amá-Lo melhor.

Sou muito grata ao apoio e compreensão de todos! A vida espiritual tem suas fases e fico feliz em poder compartilhar as minhas com vocês. Que o bom Deus os abençoe grandemente, e seguiremos juntos rumo ao Céu.

Um abraço,
Nah


Segue imagem para o Pinterest =)

  • Priscila
    julho 9, 2019 at 3:35 pm

    Parafraseando uma música de Legião Urbana, “tanta gente equivocada, faz mal uso das palavras, falam, falam o tempo todo, mas não tem nada a dizer… ” Eu fico muito feliz que alguém que realmente tem algo a acrescentar, nos ajude nessa caminhada. Espero ansiosa por seu livro.

  • Júlia
    julho 9, 2019 at 3:57 pm

    Que aconchego trás suas palavras para o meu coração. Que Deus abençoe você e o seu lindo trabalho de evangelização!

  • Aldeane Brito Morais
    julho 9, 2019 at 7:55 pm

    Parabéns por ser uma cristã católica real, de verdade, em um mundo de tantas aparências e falsidade, cheio de dificuldades, onde a cada instantes tudo se transforma, e nos transformamos também. Te acompanhando vejo-te também como você, em busca do que eu sou e do que Deus quer para a minha vida. Grande beijo.
    E, Boa sorte nesta sua nova fase.

  • Leandro Batista dos Santos
    julho 9, 2019 at 11:06 pm

    Me ajudou,
    Tenho me incomodado tanto com meu tempo de inércia na missão apostólica que todos nós católicos temos e isso junto com a incerteza de qual é a minha vocação que queria abraçar o mundo pra compensar (sem sair do sofá), agora tenho visto que não posso abraçar o mundo e sou proibido de cruzar os braços e só sonhar. Então a princípio ficarei com a luta contra todo o pecado mortal, a busca assídua pelos sacramentos da Confissão e a sublime Eucaristia, tudo permeado de muita vida de oração e a caridade que puder fazer pelo próximo.
    Tuas palavras vieram me trazer um pouco mais de certeza de que todos enfrentamos em algum dado momento os mesmo tipos de batalhas. E se não for assim com alguém isso é lá com Deus e a pessoa que Ele tenha destinado para algo diferente.
    Salve Maria!

  • Raquel Lins
    julho 9, 2019 at 11:44 pm

    Estamos juntos nessa, Nathalia. Em meio a tantas tristezas, ao cansaço, enfim, precisamos confiar em Cristo e pedir o auxílio de Nossa Senhora, dos Santos e dos Anjos para nos guiarem. Um abração! Fique com Deus.

  • Débora
    julho 10, 2019 at 1:56 am

    O reconhecimento do nada que somos é a porta de entrada para o entendimento do tamanho de Deus. Imenso. Obrigada pela partilha, Deus abençoe a nova fase! ♥️

  • Dalti
    julho 10, 2019 at 2:49 am

    EU TE AMO!! Que fase linda e que exala aprendizado. Minha menina Nah sz

  • Rodolfo
    julho 10, 2019 at 1:47 pm

    Oi Nathalia… vi que estava andando de bike no Aquários. É perto de casa. Moro no Jardim das indústrias. Fesculpe a insistência, mas não sei se vc vê todas as msg, por isso escrevo aqui e no YouTube. Gostaria demais de conversar com vc. Tenho certeza que pode me ajudar naquilo que é mais importante para o ser humano: buscar a salvação. Também tenho certeza que posso te ajudar de alguma maneira.
    Como havia dito no YouTube, tenho 3 filhos: Gabriel de 15 anos, Heitor 12 e Mariana 9. É tão difícil ensinar as coisas de Deus hoje em dia. Tem muita informação disponível, e isso nem sempre é bom.
    Estou ansioso pra te conhecer. Sei que frutificará. Deixo meu tel: 992443999 . Pode mandar sms. 988500890 é whatsapp.
    Olha, está tendo festa julina na minha paróquia (Dom Bosco). Tá bem divertida. Se quiser, é nossa convidada. O Uber é por minha conta.
    Fique com Jesus e Maria.

  • Daniella
    julho 10, 2019 at 8:01 pm

    muito, muito, muito obrigada! 💟💟🌸💟🌸💟🌸💟🌸💟🌸💟💟

  • Rodolfo
    julho 12, 2019 at 3:01 am

    Nathalia, uma ótima recompensa seria ganhar um desenho seu. Tenho certeza que ficaríamos muito felizes. Fique com Deus.

  • Gabriella Monique de S. R. Fagundes
    julho 15, 2019 at 5:27 pm

    Oi Nah, Paz e bem♥

    Que o Espírito Santo continue te conduzindo e te guiando em sua caminhada, seja ela no meio artístico ou na construção familiar que como bem você disse : o momento em que Deus te chamar.

    Faço das suas palavras minhas, quantas vezes eu quis carregar os outros no colo e ajudar, quantas vezes minha alma pecadora quis reconhecimento e atenção por coisas que fiz, quantas vezes esqueci do propósito que Deus Pai me ofertou….

    Somos tão pequenas nas mãos desse grandioso Senhor, eu costumo a pensar que somos como formiguinhas na construção diária do reino de Deus e cada uma com a sua missão, desfruto também das palavras que nossa querida Madre Tereza disse: ” o que eu faço é uma gota no meio de um oceano mas, sem ela o oceano seria menor”.

    Que Maria Santíssima continue contigo.

    Um abraço,
    Gabriella
    24 anos, serva de Deus, esposa , mamãe, dona de casa e assistente de laboratório.

  • Maria C.
    julho 20, 2019 at 6:06 pm

    Olá Nah,
    Posso dizer que neste momento refleti com suas palavras. Era daquelas pessoas que queria abraçar o mundo com meus pequenos braços, mas que muitas vezes deixava de olhar para a pequena alma e não a reparava, eis que ela foi caindo um pouquinho do reboco e uns tijolinhos foram caindo. Agora, com a força que me está dando o bom Deus, a pequenos passos estou conseguindo me reconstruir. Percebi que o caminho dos outros não é o meu e o que funciona para alguns, não funciona para mim, é preciso achar o caminho que o Senhor tem para nós, Ele e nossa bondosa Rainha, nos ajudará. E como você mesma disse: “seguiremos juntos rumo ao Céu.”

    A paz do Senhor e o amor de Maria.
    Um abraço, Maria. ❤

    • Nathalia Dutra
      julho 21, 2019 at 3:52 am

      Que bonito! Você está certa ❤️

  • Ronicésa
    julho 23, 2019 at 5:58 pm

    Nathalia Obrigado por essas belas palavras, eu lhe pedi ajuda com direção espiritual, e vejo que através dos seus textos você já esta me ajudando muito. Só tenho a agradecer a Deus por ter colocado alguém como vc em minha vida, mesmo distante fisicamente.
    Que Deus lhe abençoe sempre e que o Espírito Santo esteja sempre com vc!!
    Deus lhe pague! e reze por mim quando puder!!!