O adeus que se aproxima

maio 13, 2019

Escrevo esse texto sentada numa cadeira que faz parte do meu dia a dia há dois anos, e que em menos de um mês já não fará mais. Tomo café da manhã, almoço e janto com pessoas que hoje são parte da minha vida, mas que logo desaparecerão por um bom, bom tempo. O clima de despedida se aproxima novamente e não há o que possa ser feito senão apreciá-lo e deixar registrada a marca da minha gratidão.

Há dois anos eu me preparava para a decisão mais difícil que havia tomado até então. Estava paralisada de medo e já fitava tudo ao meu redor com a máxima atenção, para guardar no fundo da memória todos aqueles cenários, gostos e sorrisos que logo me deixariam. As placas da rua, o caminho para casa, o pôr do sol do banhado, os olhos da minha irmã, o calor do abraço do homem que eu amava. E, quando vi, era só eu. Deixava para trás todas as minhas definições de casa e adentrava o corredor gelado do avião. Sozinha.

Nessas últimas semanas repito os mesmos processos. Guardo com cuidado o molhado dos beijos das criancinhas que se tornaram minha família, o sabor dos meus novos pratos favoritos nos meus novos restaurantes favoritos, o caminho que faço todos os dias para voltar para a minha definição atualizada de casa, a forma que decorei o espaço que me deram para chamar de meu, as famílias que hoje tenho como minhas… e é assim que sigo. Convencendo a mim mesma que, mais uma vez, sairei inteira da mudança, pois nunca fui a minha própria força. E Aquele que me recarrega realiza todas as coisas com perfeição.

Quando penso em como era a minha vida há dois anos, sou preenchida de nostalgia, alívio e, também, um pouco de dor. Metade das pessoas que faziam parte dos meus dias já não querem ouvir o meu nome, e metade das coisas que eram importantes para mim passaram a ser insignificantes. Em contrapartida, grande parte dos meus medos e imaturidades já não me acompanham mais na jornada; estou hoje mais próxima da mulher que esperava ser quando o intercâmbio chegasse ao fim. Também, de presente, ganhei uma melhor noção de quem são as pessoas que realmente estão ao meu lado, e de que Deus será sempre o único indispensável em todas as situações.

Antes de viajar, ouvi alguém dizer que o processo “me quebraria por inteira e me reconstruiria”. Não sei se dei muita atenção ao que disseram, mas seja lá quem foi que o disse, estava certo. Fui mesmo quebrada em pedaços pela vida muitas vezes e reconstruída. Aprendi a lidar com as minhas desculpas, a enfrentar os meus limites, a sair do meu ponto de conforto, a valorizar o que eu tenho, a amar as minhas raízes e a construir novas. Não digo que saí do colo dos meus pais porque este já não tinha há muitos anos, mas passei a acolher a realidade de que hoje sou a mulher responsável por consolar os choros alheios e por limpar a sujeira, e serei santa se o fizer com amor.

Grande parte do que sou hoje devo aos últimos dois anos da minha vida. Foi bem na primeira semana que conheci a minha amada Saint Theresa Catholic Church, a paróquia mais especial que existe nesse mundo e que terá o meu coração para sempre. Ali encontrei a beleza de uma missa – seja ordinária ou tridentina – celebrada com amor, zelo, respeito; acompanhada pelo órgão e cantada por um coral de criancinhas e adultos que elevam o meu coração todos os domingos. Ali pude ter um contato indescritível com a Igreja de Cristo, Católica Apostólica e Romana. Me vi apaixonada a ponto de querer morrer por ela, ao mesmo tempo que senti a dor pesadíssima de quão triste é a realidade do Catolicismo no Brasil, tão machucado e deturpado pelos seus e pelos invasores que tentam destruí-lo de dentro para fora.

A beleza e a tradição despertaram em meu coração enferrujado um amor por Deus e por Sua Igreja que ainda não conhecia, e embora ainda conheça tão pouquinho, são estes o meu sustento em mais uma despedida que se aproxima. A cada domingo ali pude visualizar, pelo zelo e pelo amor daquelas pessoas, os anjos e santos que se unem em oração conosco para louvar o Criador. Não consigo expressar o quanto sentirei falta desse lugar tão especial. Porém, mais do que me afogar em minhas próprias pequenas dores, continuarei a rezar para que as paróquias do meu amado país possam retornar ao verdadeiro Catolicismo, e que mais irmãozinhos possam se apaixonar assim como me apaixonei.

Manterei em minha memória todos os lugares que passei, as pessoas que conheci, as culinárias que provei, as lições que aprendi, os tombos que levei, e também os cantos da casa e da cidade nos quais me acomodei para ler os livros que me ajudaram tanto no processo. Hoje sou consolada pela honra de poder unir essa pequena cruz que se aproxima à cruz imensa e sangrenta do nosso Senhor Jesus, responsável por trazer vida para todos nós. Muitas vezes não seremos nós que as escolheremos, mas elas chegarão e o nosso coração estará pronto se confiarmos que o bom Deus nunca falha ou nos abandona.

Tenho tanto a agradecer a Ele que mal consigo pôr em palavras. Por ter me ajudado a vencer muitos dos meus medos e inseguranças, por ter me apresentado a tantas pessoas maravilhosas – inclusive o homem com o qual pretendo me casar; por ter me dado uma segunda e terceira família sabendo do quanto precisava delas, por ter me acolhido e me conduzido a tantos lugares maravilhosos, onde Sua presença reina; por ter me tomado no colo quando a vida parecia difícil demais, por ter protegido os meus enquanto eu estava distante, e também pelo doce conforto que se aproxima, diante de mais um adeus.

Obrigada, meu Jesus. Metade do meu coração sempre estará em outro continente, mas nunca estarei sozinha. Seu amor me acompanha em todas as milhas e quilômetros que percorro.

Segue imagem para o Pinterest =)

  • Maria
    maio 13, 2019 at 2:18 pm

    Acho que não conseguia encarar despedidas e mudanças como ensinamentos, até então. Nah, obrigada, sinceramente, muito obrigada ❤

  • Lívio
    maio 13, 2019 at 2:46 pm

    Que texto incrível! Obrigado por compartilhar um pouquinho da sua experiência comigo!! Fique com Deus, Nathalia..

    =]

  • Jéssica
    maio 13, 2019 at 4:17 pm

    Que texto lindo!❤

  • Juliane Andreza
    maio 13, 2019 at 4:29 pm

    Você com suas palavras me faz sempre desejar ser diferente, um dia quero viver esse amor por nosso Bom Deus a ponto de dizer: Quero morrer por vós.
    Tem tantas coisas que precisam ser deixada pra tráz em minha vida, e quando vim ler esse texto, o meu coração se abrasou e me motivou a viver assim entregue a vontade de Nosso Senhor, sem medos, receios e dúvidas, mas confiante nesss amor inabalável que ele tem por cada filhinho seu.. Ore por mim Natália por favor, eu orarei por vc.
    Por Fim te desejo apenas uma coisa, que teu coração seja uma Eterna Morada do Cristo pra sempre até a eternidade. ❤🌷
    Seja bem vinda de volta ao nosso País aqui tem muita gente que te ama e que reza por vc.

    • Nathalia Dutra
      maio 14, 2019 at 1:38 am

      Ah, que graça! Obrigada por compartilhar, Deus a abençoe! ❤️

  • Miriã
    maio 13, 2019 at 5:17 pm

    Gosto muito de você Nathalia Dutra!! Também sigo por esse caminho da Igreja, as vezes o coração dói de tristeza por não conseguir fazer mais e melhor, mas percebo que devo retomar o caminho. Há um tempo atrás te mandei uma mensagem no anonimato e deve ter soado estranha.. desculpa. Como não sou excelente em me expressar pela escrita, é complicado. rsrs

  • Lucia Costa
    maio 13, 2019 at 7:43 pm

    Texto incrível. Quantas mudanças… tbm caminho nesse processo de amadurecimento, de me tornar cada vez mais mulher, e mulher segundo Deus, de transformar as dores em louvor e proximidade com o Pai. Cada vez mais me encontro e me alimento em suas palavras. Obrigada. E bom retorno. O Brasil tbm é lindo, talvez não tanto, mas é . Estamos juntos.

  • Ronicésa
    maio 13, 2019 at 7:57 pm

    Que palavras emocionantes Nathalia, isso que é saber viver! Fico feliz em ter acompanhado mesmo que virtualmente essa sua experiencia, que Deus continue iluminando você onde quer que esteja para que nunca deixe de nos inspirar com suas palavras e videos.
    Grande Abraço!!!

  • Gustavo
    maio 13, 2019 at 7:57 pm

    Você é 10. Continue com o ótimo trabalho no YouTube e nas outras mídias. Saiba que ajudou muitas pessoas, inclusive a mim. Que Deus te abençoe e que um dia você possa encontrar-se com todos que ajudou no Céu. 🙂

  • Cláudia Goliver
    maio 13, 2019 at 8:21 pm

    Acho que caiu um cisco no meu olho lendo este texto. Oh que cruz, deu pra sentir exatamente cada coisinha que você sentiu e sente Nath, e obrigada por compartilhar com a gente, eu sempre sofro com despedidas, imagino como você deve estar, mais assim como você também tenho aprendido tanto com Jesus e Maria Santíssima, tenho aprendido a amar esta igreja, obrigada, obrigada… E que a sagrada família a acompanhe de volta pra casa, e que teu coração seja sempre preenchido do amor divino, pois aí ele nunca sofrerá de saudade dos amores da terra. Lembre-se ate a sagrada família teve essas despedidas, ou melhor, nem houve despedidas na fuga do Egito, mais o coração doía em deixar tudo pra trás, mais faziam sempre a vontade de Deus, e foram a família mais feliz dessa terra. Grande abraço. Salve Maria.

  • Raquel
    maio 13, 2019 at 11:04 pm

    Nathalia, se você puder, ajuda a divulgar a iniciativa do Centro Dom Bosco para a construção de um mosteiro tradicional! Aqui está o link:

    https://mosteirodesaobento.com.br/

  • Raquel
    maio 13, 2019 at 11:06 pm

    Será difícil mesmo, aqui a realidade é outra. Mas certamente você não está sozinha. 😀

  • Erika
    maio 14, 2019 at 3:23 am

    Vem com Deus Nah! ❤👣🙏

  • Luiza
    maio 14, 2019 at 12:11 pm

    Florzinha, há muita vida pela frente. Você só está no começo. Ao voltar, não se deixe afogar por lembranças, nem tente viver “fora da realidade” onde estará… Use tudo que viveu para crescer e siga em frente. 🙂

  • Carol
    maio 14, 2019 at 6:11 pm

    Aaah Nah, nem sei explicar como eu me identifiquei nesse texto, e quanto me inspira ver a sua caminhada…

  • Vivi
    maio 14, 2019 at 7:16 pm

    Que lindo 😭 me emocionei bastante lendo tudo isso ❤

  • Késia
    maio 14, 2019 at 9:28 pm

    Nah belíssimo texto, me sinto sendo abraçada por suas palavras. Venho de uma família inteira protestante que por muitas vezes me machucaram, esse ano comecei a estudar o catolicismo e encontrei o seu canal em meio as minhas buscas por temas relacionados a Santa Teresa, você me motiva e tem sido uma pessoa incrível, seja por vídeos, textos ou indicações de livros. Sou grata pela sua vida.
    Obrigada!!!

  • Norberto
    maio 14, 2019 at 11:38 pm

    Natália, você é maravilhosa ! Quando estiveres no Brasil, você vai se surpreender. Venha conhecer a “Igreja da Obediência a Deus Pai” (católica), localizada em Balneário Camboriú, praia de Taquaras, Santa Catarina. Tudo que você fala do Catolicismo autêntico, respeitoso e tradicional, você encontrará lá. Você não vai se arrepender.

    • Nathalia Dutra
      maio 16, 2019 at 6:33 pm

      Obrigada pela dica! <3

    • Cláudia Goliver
      maio 17, 2019 at 7:58 pm

      É verdade lá sim é a igreja de Cristo, do jeitinho que ele deixou. Também frequento lá, foi lá que realmente encontrei meu amor: Jesus!

  • Júlia Claire
    maio 15, 2019 at 1:33 pm

    Olá Nathalia!
    Como é bom ter uma pessoa na qual está no mesmo caminho que o nosso. Cada vez que vejo um vídeo,mensagens ou partilhas. Vejo uma amiga,que se percebe apenas no olhar ou nas palavras,a simplicidade e o amor que vêm diretamente d’Ele ao teu do coração. Agradeço a Deus por ter colocado você em nossa vida,com o exemplo de fé,esperança e do amor. Que nos faz buscar cada vez mais a vida de oração,silêncio e a dedicação pela nossa Igreja Una Santa Católica Apostólica e Romana. Com certeza você foi e é uma das únicas pessoas que me ajudou e ajuda verdadeiramente na caminhada rumo ao Céu.
    Deus te abençoe nesta caminha também!

  • Josy
    maio 15, 2019 at 6:19 pm

    Ai meu coração! A senhorita é muito corajosa….. Pode ter certeza de que tudo isso é Deus querendo sempre o seu melhor.
    Que Nossa Mãe e Virgem te guie sempre passando na frente, para que sua caminhada Seja longa e fortemente digna. Leve sempre em seu coração tudo de bom. Vai em frente Nathy, espero um dia esbarrar com você e conhecer essa pessoa maravilhosa que és tanto por dentro como também por fora! Um enorme e sincero Abraço. ❤
    E Salve Maria. 🙏

  • Geovanna
    maio 15, 2019 at 7:59 pm

    O bom Deus sempre estará com você. Seja nas partidas ou nas chegadas. No sofrimento ou na alegria.

  • Keynne Costa
    maio 17, 2019 at 12:16 pm

    Que aperto no coração eu senti ao ler isso, que texto ❤, parece mais um raio-x de tudo que viveu. Você é muito ‘abraçavel’, haha! “nada acontece que Deus não tenha sonhado desde toda a eternidade” bjos! ❤

  • Ana Paula Agra
    junho 5, 2019 at 12:13 am

    Natália mulher, minha alma chorou agora de tão profundo foi esse texto para mim, que maravilhoso ouvir tudo isso, me vi te olhando escrever com lágrimas nos olhos, obrigada por partilhar conosco esse testemunho tão belo… Deus te abençoe e não pare nunca, siga sempre assim nos ajudando com esse dom tão puro de nos ensinar a ver outros horizontes da vida… flor do jardim de Nossa Senhora😻 grande 💋