Eu ainda não estou pronta para voltar

novembro 17, 2020

Eu sempre soube que Deus guarda uma razão superior para que Matt e eu estejamos passando tanto tempo distantes, impedidos de nos ver e de nos casar. A primeira vez que tivemos que cancelar o nosso casamento, na nossa amada data de três de outubro, foi a mais difícil. Nunca lidei bem com perdas. Ali eu perdi não só a nossa data, mas o plano que havíamos traçado há tanto tempo para nós dois. Embora tenha enfrentado semanas cinzentas, depois de um tempo, como sempre, a certeza de que Deus cuida de todas as coisas foi o elevador que me ajudou a aceitar e a seguir em frente. Escolhemos uma nova data – vinte e três de janeiro -, e logo depois descobrimos que essa é a data considerada a do casamento de Maria e José. Estava tudo escrito nas estrelas, era ainda mais perfeita do que a nossa data de três de outubro! E então nosso casamento foi cancelado, mais uma vez. Dessa vez não foi tão difícil de aceitar. A angústia sovou o peito, é verdade; mas dessa vez eu tive a certeza de que, quanto maior o nosso sacrifício, maior será a graça de Deus no nosso matrimônio. The greater the sacrifice, the greater the grace – é a frase que criei naquele dia e desde então carrego comigo, bem protegida no meu coração. No momento não temos uma nova data além de que será em maio, mas mais uma vez, nosso casamento está quase sendo remarcado novamente, provavelmente para o fim de 2021.
Existem tantas coisas na vida que estão fora do nosso controle. Essa é uma verdade, confesso, difícil para a melancólica que vos escreve aceitar; sendo a planejadora que é e buscando certeza na vida antes de tudo. E talvez seja exatamente por essa razão que Deus continua nos dando tais adversidades de presente. Pode ser que seja difícil de acreditar para quem me escuta dizer, mas realmente as vejo assim: como um presente. Não é uma tarefa fácil me empurrar para o crescimento sozinha. Se tantas fases da vida não tivessem sido mais difíceis para mim do que pareciam ser para as outras pessoas, eu nunca teria crescido. E tenho tanta fé no plano e no potencial de Deus para mim, que sei que essas adversidades são, na verdade, presentes para me impulsionar para mais alto. Para coisas (não físicas) maiores do que o que eu imaginava para mim.
Recentemente venho pensando se talvez a razão pela qual ainda estou longe da minha antiga vida – com o Matt, minhas igrejas, ruas e sorvetes favoritos – seja porque Deus quer que eu revisite o meu passado e cresça com ele. Isso me assusta porque, por muitos anos, acreditei firmemente que já havia passado por tal processo e o concluído de vez. Hoje vejo, no entanto, que ainda existem muitos buracos abertos esperando serem fechados. Não é fácil aceitar essa verdade, preciso dizer. Aceitar que essas mesmas feridas que me impulsionaram ainda são cutucadas pelo meu coração que ardentemente deseja que tudo tivesse sido diferente. E mais uma vez percebo o meu impulso de insistir em escrever a minha própria história, mesmo que eu tenha percebido isso anos atrás e me aplicado tanto em melhorar. Essas raízes ainda vivem em mim, apesar de todo o meu trabalho para arrancá-las.
Eu ainda não estou pronta para voltar. Escrevi esse título pensando em como ainda não estou pronta para voltar a guiar outras pessoas, e agora percebo que também não estou pronta para voltar à minha vida no Texas. Não me entenda errado – eu quero voltar. Quero muito. Mas talvez Deus tenha me mantido aqui exatamente para que eu não leve todas essas raízes comigo. Para que eu tenha, loud and clear, a chance de deixar as minhas inconformidades para trás. Para entender e aceitar os rumos que a minha vida tomou que não dependeram de mim – e os que dependeram de mim também. E que mesmo os planos que eu faço para amanhã estão sujeitos a variações, porque a vida é uma grande incerteza. E é por isso que preciso me agarrar ainda mais às minhas certezas, amando o mundo e estando igualmente desapegada dele para saber que, independente do que aconteça, as minhas certezas permanecerão estando certas. E elas são: Deus é bom, Deus me ama, Deus cuida de tudo, e essa vida é curta e passageira. A vida eterna importa mais.
Eu ainda não estou pronta para voltar, mas eu quero. O farei antes de tudo aceitando que, por tempo indeterminado, eu estou aqui. Não lá, mas aqui. Por isso quero aproveitar desse presente em forma de adversidade para parar de ceder às distrações e focar em trabalhar em mim, assim buscando em Deus a cicatrização e o crescimento que preciso. Cada dia mais quero lutar para fazer as pazes com a minha história e aceitá-la tal como é, sem querer tomar de Deus a posição de escritor e acreditar que sei mais do que Ele o que é melhor para mim. A minha história fala sobre a Sua bondade, cuidado e misericórdia, exatamente como ela é. Espero me lembrar mais disso.


Segue imagem para o Pinterest =)

  • Sara Souza
    novembro 17, 2020 at 7:30 pm

    Palavras de um coração sincero antigem outros corações… Ao Ler esse Texto , Não Parava De me Lembrar do Livro ” A História Da Família Martín” , Nesse Livro, A Cada Narrativa Das adversidades enfrentadas por essa Santa família , se percebia que eles a enfrentavam com resignação , Crendo que Tudo O Que acontece , é porque Deus assim o quis e para um bem muito maior do que podemos imaginar. Força Nahzinha , O Bom Deus É Bom , aconteça o que Acontecer, Obrigada Por Me Lembrar Disso!❤️

    • Nathalia Dutra
      novembro 17, 2020 at 7:33 pm

      Ah, que isso! Obrigada, Sara! ❤️

  • Bruno
    novembro 17, 2020 at 7:33 pm

    Lindo texto!
    A espera é uma grande escola

    • Nathalia Dutra
      novembro 17, 2020 at 7:55 pm

      Com certeza, Bruno! Obrigada!

  • Maissa
    novembro 17, 2020 at 7:43 pm

    Terminei um namoro por culpa minha e da minha depressão e ansiedade. Eu rezei, fiz promessa e td, mas agora, lendo cada linha, eu entendi o que Deus quis dizer. Espero estar 100% em 2021, e assim, eu vou fazer a vontade Dele sem as marcas que carrego de uma vida dolorida. Enfim, obrigada por esse texto, um verdadeiro abraço, um aconchego na alma.

    • Nathalia Dutra
      novembro 17, 2020 at 7:56 pm

      Imagina, meu bem! E não carregue a depressão e ansiedade como culpa sua – só quem já passou sabe o quanto somos usados por elas. Como diria C.S.Lewis: “Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás”! ❤️

  • Bruna G.
    novembro 17, 2020 at 7:57 pm

    Que texto bonito, Nah! Apesar de não viver sua situação, suas palavras parecem que foram escritas pra mim também, sabe? Quando você disse “Se tantas fases da vida não tivessem sido mais difíceis para mim do que pareciam ser para as outras pessoas, eu nunca teria crescido.” eu, como melancólica, me identifiquei tanto, tanto. É exatamente isso!
    Quanto às datas de casamento em dias especiais, eu gosto de pensar que talvez Deus não queira uma data que alguém já tenha ocupado. Não é sobre soberba ou algo do tipo; seria fantástico que vocês casassem no dia do casamento de Nossa Senhora e São José ou no dia de um santo de devoção! Mas, olhando para toda essa reviravolta, me parece que Deus sonha com uma data que seja da Nah e do Matt. Não que vocês sejam melhores do que os santos e que a Virgem Maria, mas como que lembrando que são únicos e a história de vocês também.
    Espero que tudo se resolva o mais breve possível. 💗

    • Nathalia Dutra
      novembro 17, 2020 at 8:02 pm

      Ahhh, sem palavras, Bru! 😭 Obrigada pelo seu comentário! E que bom que se identificou e também pôde ver sentido em ter sentido mais a vida do que as pessoas ao seu redor. Sempre foi assim comigo e hoje faz todo o sentido. ❤️

      • Maria Vitória
        novembro 18, 2020 at 1:32 pm

        Lindas palavras, me senti realmente tocada. Esse ano tirei muitas coisas a prova, e cometi muitos erros tbm mas ainda não sei dizer se algo ira voltar, mas acima disso confio no meu Senhor. Obrigada por compartilhar suas lindas palavras, significaram muito a mim. ❤

        • Nathalia Dutra
          novembro 23, 2020 at 10:29 pm

          Amém, é isso mesmo Ma! Imagina ❤️

  • ALanna
    novembro 17, 2020 at 8:01 pm

    Também sou melancólica, e apesar de estar em situações diferentes também to passando por essa fase de crescimento, e de abrir mão das minhas “certezas” próprias, de abrir mão de tudo que eu esperava, e de aprender que a vontade de Deus é tudo que eu preciso, que é SOBERANA na minha vida. Eu também preciso abrir mão das raízes do destino que eu teimei em traçar pra mim, pra só assim ser uma serva de Deus e cumprir minha vocação que é Amá-lo e a Ele entregar minha vida. Nah, obrigada por compartilhar conosco esse texto, me fez entender melhor meu processo também… 🙁 <3

    • Nathalia Dutra
      novembro 17, 2020 at 8:04 pm

      Ahh, fico feliz por isso, meu bem! Eu te entendo completamente. ❤️

      • Jéssica
        novembro 18, 2020 at 11:57 am

        Ahh que texto lindo, confia vai dar tudo certo 🙏🏻❤️

        • Nathalia Dutra
          novembro 23, 2020 at 9:55 pm

          Obrigada, Jé! Vai sim ❤️

  • ALanna
    novembro 17, 2020 at 8:02 pm

    Torcendo por você, continue firme, Deus está cuidando de tudo 🙂

    • Nathalia Dutra
      novembro 17, 2020 at 8:03 pm

      Está, sim! Obrigada, Alanna. ❤️

  • CLAUDIA GOLIVER
    novembro 17, 2020 at 8:27 pm

    Ah que maravilha texto novo, amo tanto os seus textos, tocam a alma.
    Obrigada por esse, de certa forma nos ajuda e lhe ajuda também, por pra fora nos faz um bem. Amei a frase “quanto maior o nosso sacrifício, maior será a graça de Deus no nosso matrimônio” Deus sabe de todas as coisas, força e confia Deus tem o melhor pra voces, tudo que vale a pena possuir vale a pena esperar. Um abraço enormee Nah, e fica bem, isso tudo vai passar, o amor não conhece distancias.
    E escreva mais vezes, precisamos rsrs.

    • Nathalia Dutra
      novembro 18, 2020 at 4:08 am

      Amém, obrigada querida! ❤️❤️ quero escrever mais, sim! Trabalhando nisso 🙌🏻😂

  • Maria Gabriela
    novembro 17, 2020 at 8:31 pm

    Não sou melancólica, mas sou extremamente apegada, seu texto mecheu comigo.
    Queria tanto te dar um abraço e dizer que vai ficar tudo bem… ♥️

    • Nathalia Dutra
      novembro 18, 2020 at 4:07 am

      Ah, obrigada Ma! Tá tudo tranquilo por aqui, graças a Deus! Obrigada ❤️❤️

  • Flávia Ribeiro Brum
    novembro 17, 2020 at 8:37 pm

    “Aceitar que essas mesmas feridas que me impulsionaram ainda são cutucadas pelo meu coração que ardentemente deseja que tudo tivesse sido diferente.” Opa,acho que doeu na melancólica aqui kk

    Graças sejam dadas ao Bom Deus pelo seu dom, Nah! Por conseguir tirar algo tão lindo e tocante que é esse texto, dessa situação tão difícil. Que Deus te abençoe e te cuide! <3

    • Nathalia Dutra
      novembro 18, 2020 at 4:07 am

      Essa frase doeu aqui também kkk obrigada, Fla! ❤️❤️

  • Leti
    novembro 17, 2020 at 8:53 pm

    Que lindo post! Mostra um pouquinho da beleza ainda maior da tua alma Nath! Tudo faz sentido… continuo rezando para que vcs dois se amem cada dia mais e que em brevíssimo vcs estejam juntos e para sempre! ❤️😍

    • Nathalia Dutra
      novembro 18, 2020 at 4:05 am

      Ahhh, obrigada Le! ❤️❤️

  • Anna Clara Barbosa Sousa
    novembro 17, 2020 at 10:11 pm

    Pensei em não comentar( por conta das minhas negatividades)
    Eu sou melancólica também, e essa busca pela verdade e pela vontade de Deus em minha vida é tão grande, e olhando pra minha alma é como que se ela estivesse perdida tentando se encontrar, são coisas que não consigo explicar, mas enfim agradeço por esse texto, me trouxe ESPERANÇA!!
    Espero que tudo se resolva pra vocês! 🙂

    • Nathalia Dutra
      novembro 18, 2020 at 4:05 am

      Me sinto assim também, Anna! Mas não estamos perdidas, estamos aqui. Para o melancólico é muito importante cortar as distrações e ter tempos de silêncio, contemplando as verdades da vida e quem somos… isso nos dá um senso de direção e conexão com Deus! E obrigada, querida! ❤️

  • Adriana Coutinho
    novembro 18, 2020 at 1:59 am

    Que texto profundo, Nah! Você é tão forte… ❤️ Também precisei cancelar meu casamento, pois meu noivo é estrangeiro. Felizmente as fronteiras abriram e próximo mês ele vem para casarmos ainda em dezembro. A frase que você carrega: ” The greater the sacrifice, the greater the grace ” tocou meu coração. Que o Senhor continue sendo o seu amparo e que logo logo isso tudo passe. Deixo aqui uma mensagem de São Josemaria Escrivá, que muito diz sobre esse tempo de dificuldades:
    “Cresce perante os obstáculos. – A graça do Senhor não te há de faltar: “Intermedium montium pertransibunt aquae!”: – passarás através das montanhas! Que importa que de momento tenhas de restringir a tua atividade, se em breve, como mola que foi comprimida, chegarás incomparavelmente mais
    longe do que nunca sonhaste?”
    Caminho, 12

    Um abraço, minha querida ❤️

    • Nathalia Dutra
      novembro 18, 2020 at 4:03 am

      Uau, que frase maravilhosa!! Obrigada, Adri. Deus abençoe seu matrimônio também ❤️

      • Diana GUERRA
        novembro 18, 2020 at 12:51 pm

        Que profundo Nah! Senti-me completamente representada por este texto! Sou melancólica sanguínea e emocionei-me muito com as tuas palavras!
        Consigo ver em ti a pureza e a fragilidade de Santa Teresinha ❤️
        Quanto maior o sacrifício, maior a graça! Será o meu lema daqui para a frente! Representa totalmente a minha vida.
        Que a tua vocação seja abençoada por Deus ❤️
        O matrimónio é uma vocação maravilhosa e quando olho para ti e para o Matt sinto vontade de viver um namoro e mais tarde um matrimónio santo como o vosso, obrigada por essa inspiração. Ainda não sabendo a minha vocação sei que o Senhor me guiará! E ao pôr pessoas como tu na minha vida me mostra o quão belas são todas as vocações!
        “Ó Jesus encontrei a minha vocação, a minha vocação é o AMOR” Santa Teresinha do menino Jesus ❤️❤️❤️

        • Nathalia Dutra
          novembro 23, 2020 at 10:29 pm

          Ahhh, amém! Obrigada, Di! Muito feliz com seu comentário ❤️❤️

  • Fer
    novembro 18, 2020 at 2:23 am

    Amei a partilha! Santa Teresa deve ter aberto um largo sorriso e dito “é isso ai filhinha, é justo que muito custe o que muito vale”.

    Deus Abencoe

    • Nathalia Dutra
      novembro 18, 2020 at 4:02 am

      Hahaha obrigada, Fer ❤️

  • Jai
    novembro 18, 2020 at 2:55 am

    Gosto tanto de lê as palavras da Nathalia 😍

    • Nathalia Dutra
      novembro 18, 2020 at 4:01 am

      Ahh, que bom saber ❤️

  • Talita
    novembro 18, 2020 at 3:04 am

    Isso é realmente tudo,o que precisava lê ❤️❤️❤️❤️

    • Nathalia Dutra
      novembro 18, 2020 at 4:00 am

      Fico feliz, Ta! ❤️❤️❤️

  • Giovanna Medeiros
    novembro 18, 2020 at 10:11 am

    Oi Nah!
    É incrível como eu me identifico com você. Tínhamos conversado quando eu ainda estava no Brasil e passando por sentimentos similares e agora que já estou aqui consigo ver “certinho” como foi a graça de Deus na minha vida. Era mesmo pra eu ter ficado o tempo que fiquei, pois consegui unir em parceria (por bondade de Deus) duas instituções que eu amo muito, revi valores muito importantes da minha vida e quando cheguei, o meu relacionamento evoluiu de forma que nunca poderia imaginar! Tenho certeza que quando passar tudo isso você vai conseguir ver ainda mais claramente as graças que Deus lhe concedeu.
    Espero que a gente consiga se conhecer pessoalmente.

    • Nathalia Dutra
      novembro 23, 2020 at 10:15 pm

      Simmm, Gi! Acredito muito nisso! Também vejo que precisava ter feito muitas coisas aqui e também que meu relacionamento evoluiu muito. Às vezes fico pensando “Quem eram esses dois?” 😂 porque a gente mudou e cresceu muiiito. Deus é muito bom! Tanto eu e o Matt quanto você e o Jorge fomos presenteados com a graça de nos sacrificar pela distância. É um presente muito valioso. ❤️

  • Melyssa
    novembro 18, 2020 at 11:08 am

    Sou melancólica e também estou passando por essa etapa de entender que existem muitas coisas que estão fora do meu controle 🤣. É realmente desafiador aceitar isso e confiar em Deus. Mas seguimos trabalhando! Deus vai cuidar de tudo!
    E obrigada Nath, Deus sempre fala muito comigo através de você e que importante é poder ter essas pequenas providências que nos ajudam a ter fé nas grandes! ❤️

    • Nathalia Dutra
      novembro 23, 2020 at 10:28 pm

      Imagina, Me! Fico muito feliz por de alguma forma fazer parte desses processos! ❤️

  • Débora de França Svaiger Piva
    novembro 18, 2020 at 5:30 pm

    Que profundo! Gostoso demais ser teletransportada pra sua realidade através de textos extensos… tão bem escritos… Numa era de rapidez e superficialidade ser levada lentamente mar adentro de sentimentos e pensamentos importantes, é tão bom!

    • Nathalia Dutra
      novembro 23, 2020 at 10:30 pm

      Ahhh, que graça! Fico muito honrada em saber que no meio desse mesmo mundo caótico, você parou para me ler. ❤️

  • Leandra
    novembro 21, 2020 at 5:00 pm

    Que lindo Nah, você escreve tão bem, embora não saiba como você se sente, sei que Jesus sabe, que Deus te abençoe cada vez mais 💜

    • Nathalia Dutra
      novembro 23, 2020 at 10:30 pm

      Amém, obrigada Lea! ❤️

  • Samantha
    novembro 28, 2020 at 7:03 pm

    Eu torço tanto por você, Nathalia! Desde que assisti um vídeo seu, alguns anos atrás, senti falta da irmã que nunca tive. Sinto que nos daríamos muito bem se fôssemos amigas. Também sou melancólica, e as coisas até aqui, não somente pareceram mais difíceis para mim, como realmente foram. Nisso, eu te entendo – apesar de não saber de toda a sua vida, mas eu tenho certeza que te entendo. Ainda estou no processo de cura, e passei recentemente por algo que você passou há algum tempo, num antigo relacionamento (você citou em vídeo). Desde então, ainda estou trabalhando em me reerguer – pois imaginei meu futuro com uma pessoa e me segurei tanto nisso, chegando ao ponto de não saber o que fazer agora porque tínhamos muitos planos juntos. Mas falando de ti, tenho certeza de que quando seu casamento chegar, você vai suspirar aliviada por ter sobrevivido à este tempo difícil. Se te serve de consolo: você é uma inspiração. Não só para mim, mas para muita gente. Penso em começar a escrever também, e quem sabe o que o futuro nos reserva. Que Deus te faça desenvolver cada dia mais os talentos que Ele te concedeu para ajudar as pessoas!

  • Évelin Alves
    dezembro 17, 2020 at 4:48 am

    Nah, que belas palavras! Você é uma pessoa que consegue transmitir toda graça e calmaria do nosso Senhor por meio da simplicidade. Sei que foi um anjo virtual na minha vida, pois desde o momento que comecei a acompanha-la, sinto que sou reconfortada e acolhida, quase como se fôssemos amigas. Literalmente alguém que temos vontade de convidar para tomar um café no final da tarde e conversar sobre a beleza do cristianismo, livros e afins. Estou daqui orando pela sua vida e do Matt, rezando para que os seus sonhos concretizem-se e que sejam iluminados através de todos os santos. Continue perseverando e trabalhando toda amabilidade do seu coração que é tão gentil.
    Que a paz do Senhor esteja com você 💛🌻

  • Mayara Dias
    março 30, 2021 at 12:36 pm

    Eu estava rezando e me veio o desejo de ler esse seu texto, e foi sim como uma luz para tudo o que vivo hoje! Como que Deus me mostrando o outro lado das coisas que não estão dando certo, Ele já me falava algumas coisas em oração, mas aqui encontrei em palavras. Certamente existe um bem maior para os impedimentos em nossas vidas, um Deus que tarda coisas para que possamos estar mais preparadas para o que estar por vim. Me sinto como você, impelida a visitar meu passado, acessar feridas antigas e tapar buracos imensos no meu coração. É um misto de tristeza ,desafio e amor, pois tenho a convicção de que Deus permite, porque me ama e me quer melhor. Uma mulher mais completa, poldada e preparada. Obrigada mais um vez por compartihar de forma muito verdadeira sua tragetória, Deus a abençoe!

  • Larisse
    agosto 12, 2021 at 4:26 am

    Texto que toca o coração. <3

  • Juliana Medeiros
    agosto 21, 2021 at 12:27 pm

    Muito grata a Deus por ter lido seu texto. Me impulsionou a prosseguir sem tanto peso. Deus te abençoe.